Casa de Gaiato

Obra da Rua nasceu em Portugal, em 1940, tendo como finalidade a educação e formação de crianças abandonadas. As “Casas do Gaiato” estão localizadas predominantemente em aldeias fora das cidades, e nas cidades a sua função é a de apoiar os que estudam no nível médio e superior, ou que já trabalham inseridos na sociedade.

Em Moçambique antes da independência, de 1967 a 1976, foi construída uma casa numa fazenda próxima em Marracuene, na província de de Maputo, onde hoje se encontra a Academia da Polícia – ACIPOL.

No ano de 1989, a Obra da Rua foi convidada a retornar a Moçambique, pelo Sr. Cardeal D. Alexandre, a pedido do Sr. Presidente da República, para ajudar na solução de um dos graves problemas que o país estava a viver após a guerra: o grande número de crianças na rua.

Foi definido o local para a instalação da Casa do Gaiato, e o seu regresso foi apenas possível em 1991. Actualmente a Casa do Gaiato está localizada a mais de 40km da Cidade de Maputo, no distrito de Boane, próximo da Barragem dos Pequenos Libombos.

A Casa do Gaiato de Maputo é uma família para quem não a tem.

Actualmente possui capacidade para acolher 150 crianças, proporcionando-lhes uma formação humana, académica e profissional de acordo com a idade e a aptidão de cada rapaz. A Escola é Comunitária, com capacidade para acolher 600 alunos externos, da pré à 10ª Classe. Acompanha os internos com idade superior a 18 anos em formação profissionalizante ou académica, até que consigam emprego, autossustento. Tem ainda actividades de desenvolvimento comunitário envolvendo os rapazes e a comunidade.
A Filosofia do fundador da Casa do Gaiato Padre Américo de Aguiar

Donate

Contact us for more information on how to donate to Casas do Gaiato Orphanage.